Contraf-CUT cobra fim de ameaça de descomissionamento para gerentes sem CPA20

84
FONTEContraf-CUT
Casal preocupado com as contas
Funcionários da Caixa estão sendo ameaçados de terem sua renda encolhida

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), que assessora a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), enviou um ofício à direção da Caixa, na tarde desta terça-feira (23) cobrando o fim da exigência de curso de CPA 20 para os gerentes de relacionamento.

“Os sindicatos de todo o país apuraram que são milhares de empregados Caixa sendo ameaçados de descomissionamento sumário, e de terem sua renda encolhida e sua carreira interrompida por essa exigência absurda. Pelo mal que isso acarreta em suas vidas e na saúde pedimos a suspensão de tal cobrança até que a questão seja discutida com a comissão que representa os empregados”, declarou Dionísio dos Reis, coordenador da CEE/Caixa.

Ele lembra que a Caixa se comprometeu a  discutir as alterações na vida funcional dos empregados, por meio da mesa de negociação permanente (cláusula 49, parágrafo terceiro, do Acordo Coletivo de Trabalho). No ofício, a CEE/Caixa pede esclarecimentos sobre a razão da cobrança de CPA 20 para todos gerentes de “carteira”, pois no sistema financeiro nacional a Caixa é o único dentre os grandes bancos que exige tal certificação de forma tão ampla; pedem ainda que expliquem a consequência para os trabalhadores que não tiverem a certificação; e que as entidades representativas sejam informadas do número de trabalhadores sem o CPA 20 que estão pendentes dessa certificação.