Empregados da Caixa aprovam proposta. ACT será assinado nesta sexta-feira em SP

Assembleias de empregados em todo o país deliberam a favor do acordo de dois anos, que prevê reajuste de 5% no salário e demais verbas em 2018, e 1% de aumento real em 2019, além da manutenção da PLR Social, Saúde Caixa nos moldes atuais e os direitos contidos no Acordo Coletivo de Trabalho em vigor

122
FONTEFenae
Fenae
Em todo o país, a aprovação da proposta ocorreu em assembleias. Bancários do Banco do Brasil e dos bancos privados também aprovaram a proposta.

Brasil afora, os empregados da Caixa Econômica Federal aprovaram a proposta específica de Acordo Coletivo de Trabalho, negociada com a direção do banco e que prevê 5% de reajuste salarial em 2018 (1,18% de aumento real, além da reposição da inflação medida pelo INPC), e 1% de aumento real em 2019 para os salários, pisos, vales refeição e alimentação e demais verbas. Também ficam garantidos os direitos contidos no ACT em vigor, incluindo a PLR Social e o Saúde Caixa a todos os empregados admitidos até 31 de agosto de 2018 e aos aposentados. Os empregados hoje na ativa também manterão o plano de saúde quando se aposentarem.

Em todo o país, a aprovação da proposta ocorreu em assembleias. Bancários do Banco do Brasil e dos bancos privados também aprovaram a proposta.

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretor da Região Sudeste da Fenae, Dioniso Reis, destacou a importância da aprovação da proposta diante da atual conjuntura extremamente desfavorável aos trabalhadores estabelecida pelo golpe de 2016. E acrescentou:

“Respaldado pela nova legislação trabalhista, que dá às empresas a prerrogativa de eliminarem qualquer direito contido no acordo coletivo de trabalho após a data-base, se o documento não for renovado, o governo ilegítimo que controla a Caixa pretendia suprimir direitos históricos dos empregados”.

Graças à mobilização do movimento nacional dos empregados, durante a Campanha Nacional Unificada 2018, por ocasião das oito negociações específicas da Caixa, ameaças graves que o governo pretendia impor aos empregados foram afastadas, como a ingerência da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União) no Saúde Caixa – que decretaria o fim do convênio, o fim da PLR social e o limitador da PLR que o Conselho de Administração queria implantar, o que rebaixaria o valor pago aos bancários para menos da metade.

“Agora a luta continuará por melhores condições de trabalho, para manter a Caixa 100% pública e para que os futuros empregados tenham direito ao Saúde Caixa”, afirma Dionísio Reis. O dirigente destaca ainda avanços obtidos na negociação, como o impedimento da Caixa de descomissionar gestantes e a manutenção dos direitos garantidos pelo Acordo Coletivo de Trabalho.

 

Cláusulas mantidas nos termos do ACT 2016/2018

5ª – Referência de ingresso

6ª – Adiantamento de 13º salário

7ª – Registro de jornada

8ª – Horas extraordinárias

9ª – Adicional de trabalho em horário noturno

14 – Auxílio funeral

15 – Qualidade de vida dos empregados

18 – Tarifas em conta corrente

21 – Parcelamento do adiantamento de férias

23 – Jornada em regime de escala de revezamento

24 – Licença Maternidade

25 – Licença Adoção

26 – Licença Paternidade

27 – Estabilidades provisórias de emprego

29 – Multa por irregularidade em cheque

30 – Vale Cultura

34 – Adicional de insalubridade e de periculosidade

36 – Licença para tratamento de saúde

37 – Trabalho da gestante

38 – Cipa – Comissão interna de prevenção de acidentes

39 – Intervalo para descanso

40 – Comissão de negociação

41 – Desconto de mensalidade sindical

43 – Delegados sindicais

44 – Utilização de malote

45 – Reuniões

46 – Grupo de Trabalho

47 – Negociação permanente

48 – Dissídios e convenções regionais

49 – Sindicalização

50 – Portal da universidade caixa para dirigentes sindicais

53 – Incentivo a elevação da escolaridade

54 – Empréstimo emergencial em caso de calamidade

55 – Comissões de Conciliação Voluntária

57 – Descanso adicional em agências barco

58 – Tesoureiro executivo

59 – Incorporação do REB ao novo plano Funcef

60 – Horas de estudo dentro da jornada.

 

Assinatura do ACT em São Paulo

Confirmada para esta sexta-feira (31), a partir das 14h, em São Paulo (SP), o ato de assinatura do acordo específico da Caixa, envolvendo o Comando Nacional dos Bancários, representado pela Comissão Executiva dos Empregados, e os representantes do banco.